Personal Learning Environments - bibliografia anotada

 

O presente trabalho de bibliografia anotada foi realizado no âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning com o intuito de explorar os Personal Learning Environments., selecionando dois documentos relacionados com o tema que acrescessem informação à definição do conceito.

Rodrigues, P. d., & Miranda, G. L. (2013). Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas. RELATEC - Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 12(1), pp. 23-34. Obtido de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9584/1/997-4403-1-PB.pdf

Este documento apresenta um estudo, que remonta a 2013, e teve como objetivo compreender de que forma os Personal Learning Environments (PLE) podem ser integrados no processo de ensino/aprendizagem. Para tal, foram inquiridos profissionais da educação, entrevistados especialistas em PLE e observado um PLE desenhado pelo próprio investigador. O artigo explora o conceito de PLE, descreve os procedimentos metodológicos e apresenta e analisa os dados recolhidos. Desta análise, dever-se-ão destacar constatações como: os profissionais de educação com mais anos de serviço foram os que mostraram conhecer melhor o conceito de PLE e se mostraram disponíveis para o utilizar; houve maior recetividade ao PLE por professores em regime misto e a distância; os professores de instituições públicas mostraram mais indisponibilidade para aplicação do PLE por o sistema educativo estar assente no desempenho de papéis bem definidos, haver pouca formação na área das TIC e as escolas não oferecerem meios tecnológicos adequados; os professores dos ensinos básico e secundário não se mostram recetivos à utilização e os do ensino universitário reconhecem-no, mas também, de uma forma geral, não o tencionam utilizar. Por fim, o artigo explora a conceção e implementação do PLE, concluindo que se deve constituir “como instrumento de apoio independente do ensino tradicional” (p. 33)

Este estudo permite tomar conhecimento da forma como o PLE é encarado em Portugal pela comunidade educativa, destacando-se o facto de lhe serem reconhecidas potencialidades, mas de ser rejeitado por não se ajustar aos moldes do sistema educativo em vigor. O estudo apurou como entraves à aplicação dos PLE a falta de literacia digital e de meios tecnológicos nas instituições públicas. No entanto, os PLE continuam a não ser objeto de atenção nestas instituições, ainda que tenham sido volvidos dez anos e que tenha sido realizado um investimento significativo ao nível do apetrechamento informático e da capacitação digital dos docentes.

 

Lasota, D. (08 de 02 de 2017). Personal Learning Environments (PLE). Obtido de Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fKXXEXIO7fI

O vídeo de Dan Lasota, um designer instrucional da University of Alaska Fairbanks, sobre Personal Learning Environments (PLE) remonta a 2017 e pode ser dividido em duas partes. Na primeira, são explicitadas quatro áreas principais dos PLE, conectar, recolher, refletir e partilhar, e, na segunda, o autor apresenta e comenta o seu PLE. As quatro áreas são descritas e exemplificadas, de forma a poderem ser distinguidas umas das outras e mostrando as suas valências. Destas destacam-se as vantagens de conectar com informações em diferentes fontes para ter contacto com perspetivas diversificadas, de recolher em suportes diversos a informação para que possa existir sempre uma recuperação da mesma, estabelecer formas/momentos de reflexão e partilhar com a comunidade mais restrita ou mais alargada. No que concerne ao segundo momento, o investigador demonstrou a elaboração do seu PLE, justificando, de seguida, as suas opções. Por fim, são explanadas razões para a integração dos PLE no ensino. (Lasota, 2017)

O vídeo constitui-se como uma ‘aula’ com recurso a um “Learning Glass”, permitindo ver o orador de frente e simultaneamente as suas notas. A interatividade provocada por esta aula virtual constitui-se como um diálogo com o visualizador o que facilita a apropriação do conceito e das valências do PLE. As áreas são explicadas com recurso a exemplos do quotidiano e o PLE é desenhado como um rascunho. São salientados aspetos importantes tal como o potencial pedagógico mediante o confronto de PLEs em sala de aula para a partilha de fontes e ideias.

 

Comentários

  1. Olá, Maria
    o teu trabalho está muito bom, pois fornece um quadro teórico para entender os PLE e o seu potencial no âmbito de uma aprendizagem personalizada e autónoma.
    Um abraço,
    Cláudio Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares