O Papel do Professor Online

O presente trabalho de bibliografia anotada foi realizado no âmbito da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning com o intuito de explorar o papel do professor online selecionando dois documentos, cujo assunto explorasse aspetos relacionados com a dimensão professor. Os artigos selecionados relacionam-se com contextos de ensino formal a distância.

Pimentel, M. (set./dez de 2018). Princípios do desenho didático da educação online. ReDoc - Revista Docência e Cibercultura, 2(3), pp. 33-53.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada no âmbito da disciplina Informática na Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UNIRIO/CEDERJ/UAB. Relatado na primeira pessoa é-nos dado conta da experiência do autor na alteração de um desenho ‘instrucionista-massivo’ para um desenho didático ao longo de uma década. Esta mudança permitiu definir seis princípios-chave para a conceção de um desenho didático na educação online: 

Uso de diferentes sistemas computacionais que permitam uma aliança entre plataformas de aprendizagem, redes sociais, aplicações/softwares de mensagens/vídeos, editores, blogues;

Promoção da interatividade e da colaboração, com a utilização, por exemplo, de redes sociais que atenuam o efeito de distanciamento e consequente evasão;

Ênfase na autoria e em atividades práticas, promotoras de produção e circulação de informação, conforme preconizado pela cibercultura, e da colaboração em atividades que permitem vivenciar as práticas da cultura digital, desenvolvendo a literacia digital e a atitude crítica e reflexiva;

Avaliação formativa que acompanha todo o processo de consecução das atividades práticas;

Tutoria ativa com recurso à formação de grupos nas redes sociais, por exemplo, por estimularem a interação e a partilha de ideias;

Curadoria de conteúdos online, a qual permitirá a construção do conhecimento mediante a seleção de conteúdos disponíveis na web e consequente reflexão, bem como maior flexibilidade na atualização dos conteúdos da disciplina.

Este artigo datado de 2018 é o resultado de um trabalho operacionalizado ao longo da segunda década do século XXI, antecedendo o chamado ensino remoto de emergência, o que lhe confere extrema importância por refletir as preocupações e espelhar as experiências da atualidade. A pertinência do conteúdo reside exatamente na experimentação, na aplicabilidade prática, da qual decorrem os princípios enunciados, que se constituem como basilares do trabalho do professor online e, em certa medida, do professor presencial, uma vez que este não deve ignorar o potencial tecnológico e o mundo digital no qual e com o qual interagimos permanentemente e que deve ser tido em conta quando delineamos planos de aula. De realçar a necessidade de aliar os diferentes recursos e ferramentas, a fim de diversificar, agindo no campo da motivação e da experimentação, visando a inclusão no mundo do trabalho e de realizar um trabalho de tutoria com recurso a redes sociais, onde, regra geral, o estudante se movimenta com relativa descontração. A motivação parece estar no centro das tomadas de decisão, a fim de atenuar os efeitos do isolamento e proporcionar experiências práticas, devidamente reguladas e auxiliadas com as tutorias, procurando promover os princípios da cibercultura de criação e partilha. 

Borgato, J. S., Paniago, M. C., & Morales-Morgado, E. M. (2020). Pensar en el profesor de educación en línea en tiempos de cibercultura. Linhas Críticas, 26, pp. 1-24. doi:DOI10.26512/lc.v26.2020.30960

O artigo incide num extrato de uma tese de doutoramento sobre a formação de professores na educação online e na necessidade de apropriação de novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e, consequentemente, da sua inclusão e exploração na formação inicial de professores.

Por um lado, vivemos no ciberespaço e é lá que as relações humanas adquirem novos contornos, por outro lado, as novas gerações recebem uma quantidade enorme de estímulos visuais e sonoros de forma síncrona e assíncrona e tudo isto exige a mudança no paradigma educacional, sobretudo no que concerne ao ensino online, onde as opções pedagógicas devem ter a capacidade de contemplar a nova realidade que advém da apropriação das TDIC. 

A navegação no mundo digital obriga à partilha, criação, crítica e exposição nas redes sociais e existem meios de colaboração entre o professor e o estudante estimulantes como os vídeos e os jogos eletrónicos. É, portanto, necessária a interação com os meios online e com uma cultura de colaboração e de cooperação, em que o professor passa a ser um mediador, um coautor, mentor e um construtor de redes, focado em “práticas críticas-reflexivas” (Pimenta, 2006) 

Este artigo centra a sua atenção na desadequação do ritmo de mudanças a que estamos expostos e a estagnação que se verifica ao nível da formação de professores. Ao professor online é exigido o domínio das TDIC para que possa criar ambientes virtuais de aprendizagem adequados aos tempos em que vivemos e de quem se espera que não ignore o potencial das novas tecnologias. Refere ainda exemplos das vantagens de utilização dos jogos eletrónicos e de vídeos, das videochamadas para a “humanização” do processo e de implementação de métodos pedagógicos em que o importante não é a presença, mas sim a colaboração e a cooperação.


Referência bibliográfica: Pimenta, S. G. (2006). Professor Reflexivo: construindo uma crítica.pp.17-52. En: S. G. Pimenta & E. Ghedin (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito .4. ed. Cortez.


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