Personal Learning Environments - bibliografia anotada
O presente trabalho de
bibliografia anotada foi realizado no âmbito da unidade curricular Processos
Pedagógicos em eLearning com o intuito de explorar os Personal Learning
Environments., selecionando dois documentos relacionados com o tema que
acrescessem informação à definição do conceito.
Rodrigues, P. d., & Miranda, G. L. (2013). Ambientes
pessoais de aprendizagem: conceções e práticas. RELATEC - Revista
Latinoamericana de Tecnología Educativa, 12(1), pp. 23-34. Obtido de
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9584/1/997-4403-1-PB.pdf
Este documento apresenta
um estudo, que remonta a 2013, e teve como objetivo compreender de que forma os
Personal Learning Environments (PLE) podem ser integrados no processo de
ensino/aprendizagem. Para tal, foram inquiridos profissionais da educação,
entrevistados especialistas em PLE e observado um PLE desenhado pelo próprio
investigador. O artigo explora o conceito de PLE, descreve os procedimentos
metodológicos e apresenta e analisa os dados recolhidos. Desta análise,
dever-se-ão destacar constatações como: os profissionais de educação com mais anos
de serviço foram os que mostraram conhecer melhor o conceito de PLE e se
mostraram disponíveis para o utilizar; houve maior recetividade ao PLE por
professores em regime misto e a distância; os professores de instituições
públicas mostraram mais indisponibilidade para aplicação do PLE por o sistema
educativo estar assente no desempenho de papéis bem definidos, haver pouca
formação na área das TIC e as escolas não oferecerem meios tecnológicos
adequados; os professores dos ensinos básico e secundário não se mostram
recetivos à utilização e os do ensino universitário reconhecem-no, mas também,
de uma forma geral, não o tencionam utilizar. Por fim, o artigo explora a
conceção e implementação do PLE, concluindo que se deve constituir “como instrumento
de apoio independente do ensino tradicional”
Este estudo permite tomar
conhecimento da forma como o PLE é encarado em Portugal pela comunidade
educativa, destacando-se o facto de lhe serem reconhecidas potencialidades, mas
de ser rejeitado por não se ajustar aos moldes do sistema educativo em vigor. O
estudo apurou como entraves à aplicação dos PLE a falta de literacia digital e
de meios tecnológicos nas instituições públicas. No entanto, os PLE continuam a
não ser objeto de atenção nestas instituições, ainda que tenham sido volvidos
dez anos e que tenha sido realizado um investimento significativo ao nível do
apetrechamento informático e da capacitação digital dos docentes.
Lasota, D. (08 de 02 de
2017). Personal Learning Environments (PLE). Obtido de Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=fKXXEXIO7fI
O vídeo de Dan Lasota, um designer
instrucional da University of Alaska Fairbanks, sobre Personal
Learning Environments (PLE) remonta a 2017 e pode ser dividido em duas
partes. Na primeira, são explicitadas quatro áreas principais dos PLE,
conectar, recolher, refletir e partilhar, e, na segunda, o autor apresenta e
comenta o seu PLE. As quatro áreas são descritas e exemplificadas, de forma a
poderem ser distinguidas umas das outras e mostrando as suas valências. Destas
destacam-se as vantagens de conectar com informações em diferentes fontes para
ter contacto com perspetivas diversificadas, de recolher em suportes diversos a
informação para que possa existir sempre uma recuperação da mesma, estabelecer
formas/momentos de reflexão e partilhar com a comunidade mais restrita ou mais
alargada. No que concerne ao segundo momento, o investigador demonstrou a
elaboração do seu PLE, justificando, de seguida, as suas opções. Por fim, são
explanadas razões para a integração dos PLE no ensino.
O vídeo constitui-se como uma
‘aula’ com recurso a um “Learning Glass”, permitindo ver o orador de frente e
simultaneamente as suas notas. A interatividade provocada por esta aula virtual
constitui-se como um diálogo com o visualizador o que facilita a apropriação do
conceito e das valências do PLE. As áreas são explicadas com recurso a exemplos
do quotidiano e o PLE é desenhado como um rascunho. São salientados aspetos
importantes tal como o potencial pedagógico mediante o confronto de PLEs em
sala de aula para a partilha de fontes e ideias.
Olá, Maria
ResponderEliminaro teu trabalho está muito bom, pois fornece um quadro teórico para entender os PLE e o seu potencial no âmbito de uma aprendizagem personalizada e autónoma.
Um abraço,
Cláudio Sousa