Personal Learning Environments (PLE)
A construção de um Personal Learning Environment (PLE) foi entendida como um espaço dinâmico “for organizing tools and services, built and personalized by the users, allowing the development of their autonomy, reflection skills and self-directed learning” (Pedro, Santos, Almeida, & Koch-Grünberg, 2012). Desta forma, considerei quatro momentos num processo de aprendizagem, no que concerne à manipulação de informação: recolha, registo, transformação e partilha (Lasota, 2017)
Enquanto professora e formadora, a aprendizagem ao longo da vida assume-se como uma constante, sobretudo na atualidade, em que a mudança é vertiginosa e obriga a uma atualização sistemática. Desta forma, o domínio de ferramentas digitais passou a ser desafiante no sentido de acompanhar as tendências dos jovens e aproveitar os recursos para motivar, registar e partilhar. A construção do PLE irá, para além dos aspetos enunciados anteriormente, fortalecer a autonomia e privilegiar a construção e reestruturação do conhecimento e da aprendizagem em geral, nomeadamente com a utilização das potencialidades das redes sociais (Coelho, 2012, p. 34)
As ferramentas para recolha de informação selecionadas relacionam-se com pesquisa em áreas diversificadas, bem como com a área da educação. O registo recorre às ferramentas da Google ou da Microsoft. O processo de reflexão serve-se de ferramentas de que possibilitam a transmissão e/ou a fixação da informação e o processo pode ser concluído ou reformulado mediante a partilha, com o intuito de uma aprendizagem colaborativa favorecedora da aprendizagem ao longo da vida e da superação constante.
Referências
Coelho, L. d. (2012). Desenvolvimento de um PLE,
numa disciplina de um curso profissional, com recurso à plataforma EDU2.0 .
Obtido de Biblioteca Digital do IPB:
https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/7609
Lasota, D. (08 de 02 de
2017). Personal Learning Environments (PLE). Obtido de Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=fKXXEXIO7fI
Pedro, L., Santos, C., Almeida, S., &
Koch-Grünberg, T. (01 de 01 de 2012). BuildingaShared Personal Learning
Environmentwith SAPOCampus. Obtido de PROA Plataforma de Revistas em Open
Access: https://proa.ua.pt/index.php/ple/article/view/16524
Boa contextualização do que representa o PLE e ilustração com grande enfoque no termo "Informação", não existe aprendizagem sem informação, não é? como conduz no dia a dia o seu pessoal PLE?
ResponderEliminarO processo está desenhado sequencialmente da esquerda para a direita. Dependendo da intencionalidade, a recolha de informação pode dar lugar ao registo ou ir mais além e culminar na partilha. Procurei representar os diferentes caminho com a repetição de ferramentas. O email, a Drive, a Dropbox aparecem mais do que uma vez, por exemplo, pois podem assumir a função de repositório, ou de meio de comunicação da informação, já transformada ou ainda como ferramenta de trabalho.colaborativo. No setor de transformação da comunicação aparecem ainda as ferramentas que utilizo com maior frequência na minha prática profissional.
EliminarDe fato, é preciso uma atualização constante, e uma boa capacidade de gestão das ferramentas digitais a usar no nosso PLE e na nossa vida, seja ela académica, profissional, etc. Penso que não é educativo, dominarmos, muitas ferramentas, mas sim, dominarmos aquelas, que nos sejam úteis e adequadas ao contexto em causa.
ResponderEliminarExato, Sónia. Pode até ser contraproducente a diversificação exagerada, sobretudo no campo da educação, pois podemos dificultar a comunicação por centrarmos a atenção no domínio das ferramentas.
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