A utilização de REAs em Atividades de Aprendizagem
Os Recursos Educacionais Abertos
(REA) assumem-se no ensino como materiais de enorme pertinência, por estarem
disponíveis e se revestirem de qualidade científica e ainda por proporcionarem
experiências de ensino/aprendizagem mais interativas e centradas no aluno e na
sua capacidade para usar e refletir acerca de. Efetivamente, “o perfil do
aluno/estudante, seja nos níveis escolares básicos como no ensino superior,
está em constante mudança porque a comunicação em rede tem reorquestrado amplas
possibilidades de produção e acesso à informação.”
Com o intuito de explorar
práticas educativas promotoras da utilização destes materiais e no âmbito da
unidade curricular Materiais e Recursos para eLearning, foram selecionados dois
REAs, utilizados para a apresentação de dois projetos a desenvolver por alunos
do 12.º ano. Embora estejam dirigidos para atividades de aprendizagem
distintas, ambos concorrem para o desenvolvimento das competências da leitura e
da reflexão crítica e estão a ser aplicados em simultâneo.
O primeiro recurso intitula-se “Literatura portuguesa moderna e contemporânea: do primeiro ao segundo modernismo” (1990), é da autoria de Carlos Reis e está disponível no Repositório Aberto, em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5569. Trata-se de um vídeo que aborda assuntos relacionados com Fernando Pessoa e que foi utilizado para dar início a um trabalho do projeto “O Tempo de Pessoa” que envolveu as disciplinas de Português e História A. Serviu ainda de exemplo para o trabalho final de gravação de um vídeo, em que a exploração de factos históricos é suscitada pela literatura selecionada pelos alunos, conforme a planificação:
Tema
/ Domínio |
O Tempo de Pessoa – Articulação interdisciplinar Português/História A |
Conteúdos |
Atividades |
História
A A
guerra dos Bóeres e I Guerra Mundial. A
Evolução Cultural: do Realismo às Vanguardas. O
Sidonismo. A
Lisboa da Década de 1920: o Ambiente Intelectual no Orpheu. A
Falência da 1ª República. Português Fernando
Pessoa – poesia do ortónimo e dos heterónimos |
Visionamento
do vídeo “Literatura portuguesa moderna e contemporânea: do primeiro ao
segundo modernismo”. Planificação
do trabalho de projeto e constituição dos grupos Pesquisa
e tratamento da informação Redação
de texto para produção de um vídeo Divulgação
do trabalho junto da comunidade escolar. |
Tema
/ Domínio |
Tempo
para Ler e para pensar – O meu futuro profissional
|
Conteúdos |
Atividades |
REA Apreciação
crítica |
Leitura
do documento “Transformação digital: competências transversais para o futuro
do mercado de trabalho” para definição de um tema de trabalho. Pesquisa
de REAs relacionados com o tema e seleção de um Recurso em conjunto com a
professora. Produção
de um texto de apreciação crítica para divulgação da relevância do documento
lido para o futuro profissional. Publicação
dos textos no blogue da turma ou disponibilização a partir da elaboração de
panfletos |
Para a seleção dos REAs foram tidos em conta cinco critérios: adequação, potencial, facilidade, relevância e originalidade. No primeiro critério foi aferido se existia adequação dos REAs selecionados aos alunos de 12.º ano e aos objetivos de aprendizagem a que se destinavam. O segundo critério prendeu-se com o potencial para a implementação de estratégias educativas inovadoras, nomeadamente, o desenvolvimento do projeto de articulação interdisciplinar de Português e História A, denominado “O Tempo de Pessoa” e da atividade “Tempo para Ler e para Pensar”, inscrita no Projeto de Leitura do Agrupamento de Escolas de Moura. O terceiro teve em conta a facilidade de utilização em termos de apropriação do conteúdo e, simultaneamente, de construção de uma dinâmica de trabalho individual e em grupo. O quarto critério esteve relacionado com a relevância dos documentos para adicionar e/ou explicitar conteúdos, no primeiro caso, relacionado com o modernismo lecionado nas duas disciplinas e com uma proposta de explicitação baseada na análise literária e, no segundo caso, com a adição de informação sobre o mercado de trabalho na atualidade. Por fim, o quinto critério assentou na originalidade dos formatos dos documentos que poderiam despoletar abordagens criativas na realização dos trabalhos propostos.
As atividades de aprendizagem
propostas aos alunos assentam em metodologias ativas, com o intuito de
incorporar as novas tecnologias e explorar o potencial da internet enquanto
repositório de material científico e de promover a partilha de experiências e
de conhecimentos, destacando-se “a relevância das estratégias didáticas, quando
os professores integram REA em suas aulas, para explorar o potencial dos REA e
aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos.”
Referências bibliográficas
Mazzardo, M. D., Nobre, A. M., & Mallmann, E. M.
(2018). Como Aprender com Recursos Educacionais Abertos? Obtido de
Repositório Aberto:
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6902/1/Como%20Aprender%20com%20Recursos%20Educacionais%20Abertos_.pdf
Nobre, A. M., & Mallmann, E. M. (julho de 2016).
Recursos Educacionais Abertos: transposição didática para transformação e
coautoria de conhecimento educacional em rede. CIDTFF - Indagatio Didactica
- Universidade de Aveiro, pp. 151-165. Obtido de Repositório Aberto:
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6887/1/REA%20-%20transposic%cc%a7a%cc%83o%20dida%cc%81tica%20.pdf
Olá!
ResponderEliminarAcho que a escolha dos recursos está bem fundamentada e as planificações ilustram bem a utilização feita em sala de aula. Constato que usámos critérios muito semelhantes para a escolha dos REA, nomeadamente no cuidado de aferir a adequação dos recursos à faixa etária e ano de escolaridade dos alunos e no potencial para proporcionarem o desenvolvimento de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências transversais, para além das que a especificidade da disciplina encerram.
Gostei muito!
Continuação de bom trabalho!