A utilização de REAs em Atividades de Aprendizagem

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) assumem-se no ensino como materiais de enorme pertinência, por estarem disponíveis e se revestirem de qualidade científica e ainda por proporcionarem experiências de ensino/aprendizagem mais interativas e centradas no aluno e na sua capacidade para usar e refletir acerca de. Efetivamente, “o perfil do aluno/estudante, seja nos níveis escolares básicos como no ensino superior, está em constante mudança porque a comunicação em rede tem reorquestrado amplas possibilidades de produção e acesso à informação.” (Nobre & Mallmann, 2016) e, neste sentido, compete à escola em geral e ao professor em particular acompanhar estes avanços tecnológicos e as novas tendências da educação.

Com o intuito de explorar práticas educativas promotoras da utilização destes materiais e no âmbito da unidade curricular Materiais e Recursos para eLearning, foram selecionados dois REAs, utilizados para a apresentação de dois projetos a desenvolver por alunos do 12.º ano. Embora estejam dirigidos para atividades de aprendizagem distintas, ambos concorrem para o desenvolvimento das competências da leitura e da reflexão crítica e estão a ser aplicados em simultâneo.

O primeiro recurso intitula-se “Literatura portuguesa moderna e contemporânea: do primeiro ao segundo modernismo” (1990), é da autoria de Carlos Reis e está disponível no Repositório Aberto, em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5569. Trata-se de um vídeo que aborda assuntos relacionados com Fernando Pessoa e que foi utilizado para dar início a um trabalho do projeto “O Tempo de Pessoa” que envolveu as disciplinas de Português e História A. Serviu ainda de exemplo para o trabalho final de gravação de um vídeo, em que a exploração de factos históricos é suscitada pela literatura selecionada pelos alunos, conforme a planificação:

Tema / Domínio

O Tempo de Pessoa – Articulação interdisciplinar Português/História A

Conteúdos

Atividades

História A

A guerra dos Bóeres e I Guerra Mundial.

A Evolução Cultural: do Realismo às Vanguardas.

O Sidonismo.

A Lisboa da Década de 1920: o Ambiente Intelectual no Orpheu.

A Falência da 1ª República.

Português

Fernando Pessoa – poesia do ortónimo e dos heterónimos

Visionamento do vídeo “Literatura portuguesa moderna e contemporânea: do primeiro ao segundo modernismo”.

Planificação do trabalho de projeto e constituição dos grupos

Pesquisa e tratamento da informação

Redação de texto para produção de um vídeo

Divulgação do trabalho junto da comunidade escolar.

 O segundo recurso intitulado “Transformação digital: competências transversais para o futuro do mercado de trabalho” (2022), de Marlene Amorim, Marta Ferreira Dias, Margarida Lucas, Mara Madaleno, Raquel Castro Madureira, Patrícia Marques, Paulo Marques, Gabriel da Rocha Silva, Gisela Mello, Miguel Oliveira, Bruno Vilhena Pires, Mário Rodrigues, Roberto Rivera, Angélica Souza e Andreia Vitória, está disponível no Repositório Institucional de Aveiro (RIA), em https://ria.ua.pt/bitstream/10773/33566/1/Transforma%c3%a7%c3%a3o%20digital.pdf. A atividade a desenvolver com os alunos serviu três propósitos: a reflexão sobre o mercado de trabalho e a importância do futuro académico, o contacto e utilização de REAs e a partilha das leituras efetuadas, mediante a elaboração de apreciações críticas, conforme descrito na planificação:

Tema / Domínio

Tempo para Ler e para pensar – O meu futuro profissional

 

Conteúdos

Atividades

REA

Apreciação crítica

 

Leitura do documento “Transformação digital: competências transversais para o futuro do mercado de trabalho” para definição de um tema de trabalho.

Pesquisa de REAs relacionados com o tema e seleção de um Recurso em conjunto com a professora.

Produção de um texto de apreciação crítica para divulgação da relevância do documento lido para o futuro profissional.

Publicação dos textos no blogue da turma ou disponibilização a partir da elaboração de panfletos

Para a seleção dos REAs foram tidos em conta cinco critérios: adequação, potencial, facilidade, relevância e originalidade. No primeiro critério foi aferido se existia adequação dos REAs selecionados aos alunos de 12.º ano e aos objetivos de aprendizagem a que se destinavam. O segundo critério prendeu-se com o potencial para a implementação de estratégias educativas inovadoras, nomeadamente, o desenvolvimento do projeto de articulação interdisciplinar de Português e História A, denominado “O Tempo de Pessoa” e da atividade “Tempo para Ler e para Pensar”, inscrita no Projeto de Leitura do Agrupamento de Escolas de Moura. O terceiro teve em conta a facilidade de utilização em termos de apropriação do conteúdo e, simultaneamente, de construção de uma dinâmica de trabalho individual e em grupo. O quarto critério esteve relacionado com a relevância dos documentos para adicionar e/ou explicitar conteúdos, no primeiro caso, relacionado com o modernismo lecionado nas duas disciplinas e com uma proposta de explicitação baseada na análise literária e, no segundo caso, com a adição de informação sobre o mercado de trabalho na atualidade. Por fim, o quinto critério assentou na originalidade dos formatos dos documentos que poderiam despoletar abordagens criativas na realização dos trabalhos propostos.

As atividades de aprendizagem propostas aos alunos assentam em metodologias ativas, com o intuito de incorporar as novas tecnologias e explorar o potencial da internet enquanto repositório de material científico e de promover a partilha de experiências e de conhecimentos, destacando-se “a relevância das estratégias didáticas, quando os professores integram REA em suas aulas, para explorar o potencial dos REA e aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos.”  (Mazzardo, Nobre, & Mallmann, 2018). A possibilidade de utilização do vídeo na primeira atividade garantiu a permanência da informação num suporte diferente e mais aliciante aos alunos, do que a simples leitura no manual ou a exposição de conceitos pelo professor. Na segunda atividade, o contacto com os REA foi dirigido a partir da abordagem de um assunto de extrema relevância para os alunos e que se prende com o mercado de trabalho, uma vez que estão em processo de reflexão para tomada de decisão relativamente ao seu futuro académico e profissional.

Referências bibliográficas

Mazzardo, M. D., Nobre, A. M., & Mallmann, E. M. (2018). Como Aprender com Recursos Educacionais Abertos? Obtido de Repositório Aberto: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6902/1/Como%20Aprender%20com%20Recursos%20Educacionais%20Abertos_.pdf

Nobre, A. M., & Mallmann, E. M. (julho de 2016). Recursos Educacionais Abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede. CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro, pp. 151-165. Obtido de Repositório Aberto: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6887/1/REA%20-%20transposic%cc%a7a%cc%83o%20dida%cc%81tica%20.pdf

Comentários

  1. Olá!
    Acho que a escolha dos recursos está bem fundamentada e as planificações ilustram bem a utilização feita em sala de aula. Constato que usámos critérios muito semelhantes para a escolha dos REA, nomeadamente no cuidado de aferir a adequação dos recursos à faixa etária e ano de escolaridade dos alunos e no potencial para proporcionarem o desenvolvimento de atividades que estimulem o desenvolvimento de competências transversais, para além das que a especificidade da disciplina encerram.
    Gostei muito!
    Continuação de bom trabalho!

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