Bibliografia Anotada sobre Educação a Distância (REINO UNIDO)

O presente trabalho de bibliografia anotada foi realizado no âmbito da unidade curricular Modelos de Educação a Distância e teve como mote o seguinte desafio: 

Imagine que, como estudante do mPeL é convidado para colaborar na Web TV do Laboratório de

Educação a Distância e eLearning fazendo a pesquisa e selecionando potenciais investigadores para sustentar entrevistas. Cada equipa de duas pessoas irá fazê-lo através da realização de uma Bibliografia Anotada. 

A nossa equipa (Andreia Bento e Maria da Conceição Vinagre) escolheu focar-se em pesquisadores do Reino Unido, tendo selecionado os seguintes artigos/estudos: 

 

Baxter, J. A., & Haycock, J. (2014). Roles and student identities in online large course forums: Implications for practice. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 15(1). 

O artigo relata um estudo de caso baseado na participação dos estudantes num fórum de discussão de um curso universitário, visando determinar em que medida esta contribui para a motivação, sentido de eficácia e sucesso, e para o reforço dos sentimentos de integração académica e social. Baseia-se em teorias que advogam a relevância das comunidades online e o reconhecimento do papel que os tutores desempenham no ensino a distância, e na tese defendida por alguns autores que afirma que o grau de envolvimento dos estudantes em fóruns online está diretamente relacionado com a sua progressão nos estudos. Questionou-se porque é que os estudantes utilizam fóruns online, para que fins, e que efeitos notam na promoção da sua confiança. A análise de resultados incidiu sobre a integração social e académica e também sobre a estrutura e gestão do fórum (facilidade de publicação e a interação tutor-aluno). 

Constatando-se que a utilização de grandes fóruns de discussão no ensino online e à distância continua a crescer, que a popularização dos MOOC (massive open online courses) os torna meios preferenciais de formação ao longo da vida, e que o crescimento paralelo da utilização de meios de comunicação online para a realização de cursos em universidades "tradicionais" geram tanto oportunidades como desafios quer para os formadores como para os estudantes online, torna-se imperativo centrar a investigação em educação na compreensão das virtudes e desvantagens desta prática e seus contributos para a aprendizagem. Nesse sentido, este estudo apresenta-se bastante relevante ao concluir que, embora o enquadramento do fórum facilite de um certo grau de integração e identidade académicas, na medida em que os estudantes indicaram sentir-se confiantes para publicar nele, há provas de que também apresenta uma série de entraves que produzem efeitos nefastos na motivação dos estudantes e na sua identidade em linha, nomeadamente as dificuldades de se sentirem integrados socialmente e constrangimentos na adoção da cultura de comunicação através de fóruns e da interiorização das normas de funcionamento em comunidade online. Uma descoberta importante deste estudo, que não tinha sido antecipada pelas autoras, foi o facto de o apoio obtido da interação entre pares ter sido referido como uma mais-valia pela maioria dos estudantes, quer em termos da sua importância afetiva, como no que se refere ao suporte académico e cognitivo. 

 

 Tait, A. (2014). From Place to Virtual Space: Reconfiguring Student Support for Distance and E-Learning in the Digital Age. Open Praxis, 6(1), 5–16. 

Este artigo incide sobre o impacto das tecnologias digitais no apoio aos estudantes a distância e no eLearning, e de que forma este pode ser reconfigurado na era digital. Faz a contextualização histórica sobre a forma como esta inclusão tem sido feita e destaca que, apesar das vivências se terem alterado, muitas das conceções acerca da educação usando suporte digital e online datadas dos anos 80 continuam a ser promovidas ou reproduzidas irrefletidamente. Analisa depois as vantagens da transição da educação presencial para os espaços virtuais de aprendizagem, no que concerne à diminuição de constrangimentos de espaço e tempo, e reflete acerca do que ela implica em termos de apoio ao estudante a distância. Por fim, aborda a questão do abandono escolar no ensino a distância e a forma como o repensar do apoio dado aos estudantes é fulcral para a melhoria da aprendizagem e redução do número de desistências. 

A evolução das tecnologias digitais e o reconhecimento das suas potencialidades para a melhoria da educação torna cada vez mais pertinente o estudo das suas utilizações nos contextos digitais de aprendizagem a distância e de eLearning e suas implicações em termos de conceção da aprendizagem. Segundo este estudo as melhorias proporcionadas pela evolução tecnológica devem ser encaradas como oportunidades de melhoria da educação, ao mesmo tempo que exigem novas soluções que devem ser incorporadas no suporte aos estudantes, tendo obrigatoriamente que ser consideradas em termos do design pedagógico em contextos de aprendizagem online, incluindo o apoio aos estudantes de forma integrada com o ensino e avaliação, o que constitui um desafio significativo para as instituições educativas. 

 

Clifton, G. (2017). An Evaluation of the Impact ofLearning Designon the Distance Learning and Teaching Experience. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 18(5). 

O estudo decorre da introdução, na modalidade de ensino a distância, de um projeto-piloto de “Learning Design” (LD) com o objetivo de descrever as intenções pedagógicas de um curso/unidade curricular, fornecendo ao estudante uma visão ampla dos recursos, ferramentas e carga horária subjacentes ao seu funcionamento. Revela o seu sucesso ao nível da promoção do trabalho colaborativo na elaboração do projeto, mas evidencia a desconexão entre o que foi delineado e o que foi experimentado. O projeto-piloto decorreu na Open University (OU) com o intuito de promover a atividade do aluno num Ambiente Virtual de Aprendizagem, proporcionar mais momentos de aprendizagem ativa e desenvolver as competências digitais. Tem influenciado “the way that LD continues to be refined, developed, and implemented across the whole of the OU” e inscreve-se no paradigma da pesquisa sociocultural, que visa modelos de aprendizagens centrados na participação.  

O projeto-piloto sobressai por ser uma ferramenta de trabalho promotora de um diálogo à distância, estruturado e facilitador de organização. Embora, com fragilidades à data da sua criação e implementação, constitui-se como um recurso de extrema importância, por um lado, ao nível do trabalho colaborativo, pelo cruzamento de preocupações ao nível da pedagogia, da aprendizagem e da inclusão de ferramentas digitais promotoras de uma participação ativa e, por outro lado, pela ligação professor-aluno no contexto de ensino a distância, uma vez que explicita a priori o trabalho que vai ser desenvolvido.  

 

Taylor, J., 2013. Learning Journeys: the road from informal to formal learning. Journal of Interactive Media in Education, 2013 (2), p.Art. 8. 

O artigo relata o percurso da Open University (OU), no que concerne às abordagens pedagógica e tecnológica nos domínios da aprendizagem formal e informal. Explicita os conceitos de “Learning Design”, “Open Media” e “Ecological Approach”, referindo como se estruturam e em que medida contribuíram para a valorização do Ensino a Distância (ED). A autora considera que “OU has achieved worldwide success as a distance education provider because it has taken an ecological approach”, assente numa preocupação em adotar as melhores soluções tecnológicas na concretização de opções pedagógicas, sempre com o foco em metodologias ativas e, simultaneamente, numa cultura de partilhas promotora da formação de uma comunidade. O foco da OU reside na extensão da sua ação ao público em geral, transformando a aprendizagem informal em interesse na aprendizagem formal, ou seja, no investimento para aquisição de qualificações académicas ou vocacionais, “from watching television to registering for a degree course”.  

Este artigo permite uma visão compreensiva acerca do percurso feito pela OU enquanto instituição de ensino a distância e das suas opções metodológicas bem como dos recursos tecnológicos e mediáticos inerentes ao ED que contribuem para o desenvolvimento da noção de Aprendizagem ao Longo da Vida. Para além da perspetiva histórica, o artigo dá a conhecer os princípios orientadores da ação desta universidade, inovadores relativamente ao modelo académico presencial, no sentido que há uma preocupação pedagógica em conectar e misturar opções tecnológicas que visem a partilha de ideias entre as pessoas visadas no processo, criando uma comunidade pautada pela confiança e pela partilha. 

Comentários

  1. Obrigada pela partilha, de fato, modelos de aprendizagem na participação ativa, é o caminho. Sentimo-nos, mais motivados e autónomos, muito diferente do ensino tradicional.

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